Um pouco sobre o Yin Peng e o Loi Krathong

Essa época do ano é muito especial para os tailandeses. Já ouviram falar do Festival das Lanternas ou do Festival das Luzes? Então vamos conhecer um pouquinho dessa bela tradição que atrai visitantes de todo o mundo.

Quem já viu o filme Enrolados deve lembrar dos balões de luzes que Rapunzel via todos os anos. Essas cenas foram inspiradas no Yin Peng, que é o nome do festival das lanternas. O original ocorre todo mês de novembro em conjunto ao Festival das Luzes, chamado Loi Krathong.

Uma das cenas do filme Enrolados que traz as lanternas.

Uma das cenas do filme Enrolados que traz as lanternas.

O festival das luzes é caracterizado pelo ato dos tailandeses soltarem barquinhos com velas, incensos e arranjos de flores e fazerem pedidos. A vela e sua luz significam longevidade, além de serem em homenagem a Buda, enquanto os barcos representam o ato de se desprender de sentimentos ruins, como o ódio, a raiva e as impurezas. Algumas pessoas também cortam as unhas e o cabelo e colocam nos barquinhos, simbolizando o abandono de pensamentos negativos.

    festival6 festival8

O interessante é que os “barcos” são feitos a partir do tronco de uma árvore de banana, com uma folha do lírio de aranha ou com pão, de modo que não afete o ecossistema dos rios.

Quanto ao festival das lanternas, elas são soltas aos céus sendo que cada uma representa um pedido. Elas são feitas em um tecido fino (por exemplo o papel de arroz), apoiado em uma estrutura de bambu ou arame, onde a vela é presa. Seguindo a mesma lógica dos balões, o ar quente é preso dentro da lanterna, fazendo-a flutuar.

Uma das cidades mais famosas da Tailândia por esse festival é Chiang Mai. As fotos seguintes são do festival que ocorre lá:

  festival2 festival3

festival4

Assim como acontece aos balões juninos, as lanternas podem trazer certos riscos, por isso há um controle dos horários em que se pode soltar as lanternas e há proibição o uso delas fora do festival.

Sendo algo tradicional e com controle, dificilmente o festival irá acabar. É um evento muito bonito e que vale a pena ser visto! Se você estiver passando pela Tailândia no dia 25 de novembro (com celebrações entre os dias 24 e 26), não deixe de conferir!

Beijos,

Carolina.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s